Se preparando para a sua primeira viagem de cruzeiro? Essa é uma excelente opção para quem quer conforto e curtir um resort em alto mar. São milhares de turistas que aproveitam esse tipo de viagem, navegando pelo litoral brasileiro e, também, internacional.
As viagens de cruzeiros são muito divertidas e proporcionam diversas atividades para o passageiro. Então vem com a gente ver todas as dicas para você aproveitar tudo que as viagens de cruzeiro tem a oferecer, o que levar, como funcionam as áreas de lazer, restaurantes e muito mais.
O primeiro passo para escolher a viagem de cruzeiro perfeita
Antes de saber todas as informações sobre o que há para aproveitar dentro do cruzeiro, é importante decidir o ideal para você. Afinal, existem diferentes tipos, sejam os nacionais ou internacionais, eles possuem diversos destinos, roteiros, além, de duração de viagem e estilo de cada cruzeiro.
São várias as empresas de cruzeiros que se encaixam com o tipo de viagem que cada um está buscando, seja uma viagem em família, em casal e até mesmo sozinho.
Separamos as companhias mais conhecidas para mostrar algumas diferenças que você pode encontrar na busca de uma viagem de cruzeiro:
- MSC: a MSC conta em média com 5 navios por temporada, sendo 5 opções de pontos de embarque, com destinos lindos na América do Sul. São diversas opções para você escolher a ideal para suas férias, com itinerários de 3 até 14 noite a bordo.
- Holland America Line: eles têm uma diversidade maior de destinos como América Latina, América do Norte, Antártica, Oceania, Ásia, Europa e Oceano Pacífico. Consequentemente, sua duração é maior com itinerários de 14 até 24 dias, com diversas paradas em pontos turísticos e vistas deslumbrantes.
- Oceania Cruises: esta companhia sediada em Miami, conta com 6 navios e opera em nível mundial. Passam por destinos exóticos e possuem itinerários extensos, recomendado para verdadeiros aventureiros.
Como escolher a cabine ideal
Igual ao realizar a reserva em um hotel, você deve escolher o seu tipo de cabine ideal em uma viagem de cruzeiro. Normalmente, você encontra 4 tipos de cabines:
- Cabine Interna (sem janela)
- Cabine Externa (com janela)
- Cabina Externa com varanda (vista para o mar)
- Suítes (mais espaçoso e com varanda com vista para o mar)
Em sua maioria, as cabines possuem capacidade de até quatro pessoas e incluem ar condicionado, guarda-roupas, cofre, TV, banheiro e secador de cabelo. Como é de se imaginar, a cabina interna costuma ter o menor preço e as suítes são as opções mais caras.
Quando comprar as excursões em terra?
Assim que o cruzeiro atraca nos destinos do itinerário escolhido, você pode sair da embarcação e aproveitar os pontos turísticos daquele local.
Você pode passear pela cidade de maneira autônoma ou realizar um tour guiado oferecido pela própria companhia de cruzeiros. Uma dica é fechar o passeio com a compra do pacote da viagem de cruzeiro, pois em algumas companhias há a possibilidade de parcelar esse serviço.
Mas aqui vai um aviso importante. Fique atento aos horários de retorno ao navio, pois ele pode partir sem o passageiro, caso ele chegue muito atrasado para o embarque.
Alimentação
Em uma viagem de cruzeiro o que não falta é comida. Todas as refeições estão incluídas na reserva, servidas nos restaurantes e bares próximos à piscina, onde você tem acesso livre 24 horas.
Já para o jantar, além do restaurante principal, existem restaurantes temáticos com comida a la carte. Neles é preciso realizar uma reserva com o horário e dia do seu jantar e isso pode ser feito durante a compra do pacote.
No momento da reserva você também consegue escolher um pacote de serviços que incluem bebida a vontade, refeições na cabine e outras vantagens. Esse pacote é ideal para os fãs de bebidas alcoólicas e que gostam de aproveitar as festas e a viagem sem preocupação.
Itens proibidos para levar a bordo
Você também deve se lembrar que alguns itens não devem ser levados na viagem de navio para garantir a segurança de todos como:
- Bebidas;
- Comidas;
- Chapinha;
- Secador de cabelo;
- Ferro de passar rouba;
- Bebidas alcoólicas;
- Armas de fogo;
- Armas brancas;
- Eletrônicos potencialmente explosivos;
- Caixa de som;
- Entre outros.
Para verificar todos os itens proibidos, é ideal acessar o site da companhia de cruzeiro escolhida para se atentar as suas regras. Assim, você não tem surpresas na hora do embarque.
Preciso me preocupar em levar dinheiro?
Dentro do navio, tudo é cobrado em dólar. Então não se assuste com os preços das lembrancinhas, cervejas, drinks, massagens, entre outros itens pagos a parte. Caso você não tenha fechado o pacote de bebidas, é necessário levar um dinheiro a mais.
Na maioria das viagens de cruzeiro, o passageiro recebe um cartão que também funciona como chave da cabine. Com ele você pode realizar todas as suas compras e pagar no momento do check-out, por meio de dinheiro vivo ou cartão de crédito com autorização para compras internacionais.
Algumas companhias também oferecem aos hóspedes um cartão ativado através do cadastro de um cartão de crédito ou um depósito em dinheiro para realizar suas compras durante a viagem. Mas em todos é necessário que o titular da cabine registre um cartão de crédito internacional ou realize um depósito como garantia do pagamento dos gastos a bordo.
Como evitar enjoos durante a viagem?
Quando se fala em viagem de cruzeiro essa dúvida sempre surge. Muitos ficam em dúvida e até descartam a possibilidade de realizar essa viagem por causa desse tópico. Mas neste caso você pode ficar tranquilo. Claro que você sentirá o balanço do mar, mas como o navio possui uma largura e comprimento extenso, o impacto do balanço do mar é mínimo comparado aos passeios de escuna, bote ou lancha.
Além do que, normalmente, os cruzeiros percorrem o trajeto em velocidades baixas. Mas é importante ressaltar que a intensidade do balanço do mar também varia de acordo com a sua localização. Os mares do Uruguai e Argentina, por exemplo, são mais turbulentos quando comparados com o nordeste brasileiro.
Por isso, não deixe de levar por precaução aquele remédio que acaba com seu enjoo, junto com um kit de primeiro socorros.
Escolha a mala ideal para viagem de cruzeiro
Agora que você já sabe qual é o destino, estrutura e itinerário perfeitos para você, está na hora de encontrar a mala ideal para sua viagem e arrumá-la para levar tudo que você precisa e até garantir aquele espaço para lembrancinhas.
O número de bagagens irá variar de acordo com a duração do cruzeiro. Em viagens de até 7 noites cada passageiro tem direito de levar uma bagagem de mão e uma mala com até 23 kg.
No caso, uma mala média, para saber mais sobre tamanhos e qual é a ideal para o seu destino, leia esse outro artigo sobre como escolher a melhor mala de viagem.
Já em cruzeiros mais extensos, são permitidas uma bagagem de mão e 2 malas médias. No MSC, por exemplo, o limite de peso por cabine é de 90 kg. Lembrando que as medidas de cada mala são:
- Bagagem de mão: 55 X 35 X25 cm;
- Mala média: 41 x 26 x 66 cm.
Reforçamos que é sempre importante colocar tags de identificação e cadeado para garantir a seguranças de seus objetos pessoais.
O que levar em suas malas para sua viagem de cruzeiro
Em caso de viagens nacionais, a maioria dos cruzeiros são realizados no verão e a maioria dos navios tem uma extensa área de lazer aquática e atividades para aproveitar o calor e o ar livre, com tobogãs, complexos aquáticos, hidromassagens e até mesmo áreas infantis.
Por isso, na hora de montar sua mala pense que seu destino será a praia, então não esqueça de:
- Chinelos;
- Roupas leves;
- Trajes de banho;
- Protetor solar;
- Chapéu;
- Boné;
- Óculos escuros.
Além disso, considere levar trajes para as noites especiais como as de gala, noite do branco, comuns em viagem de cruzeiro, e outras festas que exigem um traje esporte-fino e roupas de balada.
Assim, você aproveita toda a programação do cruzeiro com bares, discotecas, teatros e outros eventos. Para garantir também acrescente um agasalho, pois à noite, as áreas externas dos transatlânticos podem ser bem frias, por conta do vento.
Caso o itinerário escolhido curta as paradas para realização de passeios como trilhas, escaladas e cachoeiras. Também é indicado levar calçados confortáveis para essas aventuras.